Como lidar com pneus furados?

11

Imagine a cena: Você está andando pela cidade no seu veículo, com toda a manutenção em dia, quando de repente ouve um barulho diferente vindo da parte inferior da máquina. Ao examinar, você descobre que o pneu furou! E agora, o que fazer?

 

A primeira escolha é acionar o seguro ou o mecânico, mas caso isso esteja fora de cogitação, é preciso trocar o pneu. Isso porque ao rodar com pneus furados, o veículo começa a apresentar problemas na frenagem, além de ser mais difícil de executar manobras como desviar de obstáculos e outros veículos. E em casos de trafego em alta velocidade com os pneus furados, o risco de acidentes graves é alto. Outro risco é o desgaste excessivo da peça, podendo não ter concerto.

 

Mas como efetuar a troca dos pneus?

Se você não sabe por onde começar na hora de trocar o pneu, não se preocupe. Muitos motoristas não sabem e por isso entram em pânico nessas situações. Portanto, a primeira dica é manter a calma.

 

Se você notou os barulhos vindos da parte inferior do veículo, ou que ele não está andando em linha reta, procure um lugar plano, estável e tranquilo para fazer a troca, de preferência o acostamento da pista ou um ponto para estacionar, longe do tráfego intenso. Enquanto estiver procurando o local ideal, lembre-se de manter a velocidade baixa, e acender o pisca-alerta para sinalizar outros motoristas de que algo não está certo no seu veículo.

 

Assim que estiver escolhido um local, sinalize a via com o triângulo. O ideal é posicioná-lo a uma distância mínima de 30 metros do seu veículo, deixando o pisca-alerta acionado, o freio de mão puxado e a 1ª marcha engatada. Caso você esteja na estrada, o ideal é triplicar a distância, pois a velocidade usada nestas vias é maior, e o tempo de reação tem que ser suficiente para não causar ainda mais acidentes.  Se o triângulo não estiver disponível faça uso de galhos de árvore ou outros objetos que possam servir como sinalização.

 

Para agilizar o trabalho e facilitar o trabalho, separe todos os acessórios – estepe, macaco e chave de roda – que serão necessários e mantenha-os próximo da área da troca.

 

O primeiro passo para trocar a roda depois de ter tudo preparado é retirar a calota, caso seu veículo tenha, e lembre-se de manter o veículo desligado durante a ação. Retirada a calota, posicione o macaco em contato com a parte metálica do carro – geralmente sinalizada com um triângulo na lataria. Não levante o veículo ainda e cuidado para não posicionar na parte plástica, pois o risco de quebrá-la é alto. Caso tenha dúvidas, consulte o manual do veículo para identificar o local correto.

 

Afrouxe as porcas girando a chave de roda no sentido anti-horário, mas sem retirá-las completamente. A chave de roda funciona como uma alavanca, não sendo necessária muita força para soltar os parafusos. Mas caso estejam muito apertados, apoie os pés e use o peso do corpo para auxiliar.

 

Acione o macaco para levantar o veículo, avaliando se ele está estável. Caso não esteja, desça-o e reposicione. Quando for levantar o veículo, lembre-se de levantar de maneira que exista um espaço livre maior, pois o estepe cheio é maior do que o pneu vazio.  Em seguida, retire o resto dos parafusos.

 

Após a remoção do pneu murcho, posicione o estepe no eixo, encaixando corretamente os parafusos e apertando-os o suficiente para segurar o pneu. Caso seu estepe tenha quatro furos, o ideal é apertá-los em formato de X e para cinco furos, em formato de estrela.

 

Por fim, use o macaco para abaixar o carro até que o estepe fique apoiado no chão, apertando os parafusos ao máximo possível. Depois de ter colocado o veículo completamente no chão e o macaco removido, dê uma última conferida nos parafusos e recoloque a calota. Lembre-se de guardar o pneu furado no lugar do estepe, pois além de existir a possibilidade de reparação, o pneu abandonado pode causar acidentes. Assim que possível troque o estepe, pois ele é apenas um substituto do pneu.

 

 

 

Fonte:

https://www.terra.com.br/economia/carros-motos/meu-automovel/saiba-como-agir-em-caso-de-pneu-furado,1f3a2d49dff9e310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

https://guiaauto.bemmaisseguro.com/trocar-pneu/

Deixe um comentário