Um carro bonito em movimento na rua, ou mesmo brilhando na garagem, definitivamente chama atenção. E o segredo para um carro com eterna aparência de novo está na manutenção da sua lataria. Além da questão estética, manter a aparência do seu veículo bem cuidada é um importante fator levado em conta no momento da revenda. Confira nossas dicas para preservar bem a pintura, brilho e toda aparência externa do seu carro.

Limpinho e tinindo

Por mais que possa ser trabalhoso, recomenda-se que o carro seja lavado semanalmente. Poeira, areia, barro, fezes de animais e quaisquer outros tipos de sujeira precisam ser removidos constantemente para que não formem manchas ou riscos.

Ao lavar o carro, procure sempre fazê-lo na sombra. A recomendação dá-se pelo fato de que a radiação solar que incide sobre a lataria pode reagir com os componentes químicos dos produtos de limpeza e nisso, gerar manchas não desejadas

Uma dica importante: faça a lavagem sempre de cima para baixo pois dessa forma, a sujeira do asfalto e das partes mais baixas do carro não avançar por locais que antes não tinham chegado.

Seu reflexo na lataria

Um processo que ajuda na prevenção de danos à lataria do carro é o Espelhamento. Indicado para carros novos, recém-saídos da concessionária, o Espelhamento traz um maior brilho e proteção extra à pintura do carro.

Quanto mais novo é o carro, maior durabilidade tem o tratamento. No entanto, o espelhamento também indicado para veículos que não tiveram reparações num período superior a um ano, porém, carros que passarem por um processo de repintura e que ainda não completaram um ano não devem fazer espelhamento uma vez que esse processo inibe a diluição do solvente podendo gerar bolhas.

Para ficar Brilhando

Uma vez que o carro vai ganhando tempo de uso, o Polimento se faz necessário. Nesse processo a manutenção da pintura é feita removendo riscos e arranhões que estão nas camadas mais superficiais da pintura. Existem várias técnicas diferentes de polimento, desde técnicas caseiras à uso de produtos próprios para esse fim. Geralmente é feito com uma lixa ou massa de polir.

Recomenda-se que seja feito por um profissional uma vez que esse processo limpa pela remoção e se não feito com cuidado, pode acabar desgastando a pintura. O efeito e sua durabilidade depende do produto e da técnica do profissional envolvido, no entanto a periodicidade para qualquer caso deve ser observada, uma vez que a cada vez que um Polimento é feito, retira uma pequena camada do verniz da pintura do veículo.

 

Nos Tempos da Brilhantina

Outro processo indicado para a manutenção da lataria é o Enceramento. O uso da cera protege a lataria ao criar uma camada extra contra a erosão causada pela ferrugem, dejetos de animais e raios solares. De certa forma a cera impermeabiliza a lataria e assim, dificulta o processo de aderência da sujeira no carro.

O ideal é que enceramento seja feito após a lavagem, quando o veículo estiver seco e a lataria fria, então se você é daqueles que utiliza serviço de lava-jato, aguarde para iniciar o processo de enceramento. Recomenda-se que a aplicação seja feita em partes e em movimentos circulares. Confira sempre as instruções da embalagem quando fizer o processo de forma caseira. Veja o tempo de alço do produto e o tempo máximo de secagem que o produto deve permanecer no carro para que não sejam geradas manchas pelo veículo.

Lataria em Constante Manutenção

Pequenos acidentes trazem suas consequências como riscos; batidas; arranhões e pequenos amassados. Por mais que sejamos cautelosos no trânsito, vez ou outra teremos um probleminha na lataria por conta de uma desatenção nossa ou das outras pessoas.

Embora essa seja uma situação desagradável, esses pequenos acidentes são mais frequentes em nossa lataria do que gostaríamos que fossem. O segredo é não adiar conserto de qualquer dano, por mais inofensivo que ele pareça: um pequeno amassado pode trincar a pintura naquela região e facilitar o aparecimento de uma ferrugem. Serviços pequenos e rápidos como o conhecido “martelinho de ouro” fazem toda diferença no processo de preservação da lataria do carro.

 

Fonte:

https://noticias.r7.com/veja-7-cuidados-para-manter-o-carro-impecavel-15082017

https://www.meuusadonovo.com.br/blog/5-dicas-de-conservacao-para-a-lataria-do-seu-veiculo/

Deixe um comentário