Hoje, esquecer a Carteira de Motorista em casa dá uma grande dor de cabeça. O condutor tem que pagar uma multa de R$ 88,38, além de ter o carro retido até apresentação da carteira. Mas a partir de fevereiro de 2018, (para a alegria dos “esquecidos”), a CNH poderá ser acessada por meio de um aplicativo.

Você provavelmente já esqueceu sua carteira com todos os documentos em casa e obviamente, a sua CNH também ficou para trás. Esse esquecimento pode resultar em uma dor de cabeça; afinal, dirigir em documento de habilitação é uma infração gravíssima e resulta em multa, retenção do veículo até que a carteira seja apresentada. A boa notícia é que desde de fevereiro de 2018, a carteira de motorista pode ser acessada via aplicativo no celular.

Mas pode ir colocando o pé no freio: o benefício só está válido para quem tem no documento físico impresso o QR code, aquele código quadrado pixelado em preto e branco que permite que você acesse um conteúdo online por meio do escaneamento do código. Segundo informações do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), carteiras emitidas a partir de maio de 2017 já tem o código associado ao documento. Se esse é o seu caso, é só seguir as etapas abaixo para tirar sua Carteira de Motorista Eletrônica, também conhecida como CNH-e.

 

1. Obtendo sua CNH digital

O motorista deve fazer seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran e depois se dirigir à um posto do Detran mais próximo para confirmar os seus dados e provar que de fato é o usuário cadastrado. Caso a pessoa tem Certificado Digital válido, o processo pode ser todo feito pela internet, já que a certificação assegura a legitimidade do emissor.

 

2. Solicite o Código de Ativação

Uma vez que os dados foram confirmando pelo Detran, basta solicitar o código de ativação para CNH-e. O código será enviado por e-mail.

 

3. Baixe o Aplicativo

Agora vem a parte mais tranquila: baixe o aplicativo da CNH Digital, disponível nas PlayStore (Android) e iTunes (iOS). Basta fazer o o login com a senha do portal e digitar o código de ativação que você recebeu pelo e-mail. Será exigido que você cadastre uma senha de quarto dígitos e enfim você estará apto para usar a CNH-e.

 

Através do aplicativo é possível visualizar a Carteira de Motorista frente e verso e também seu QR Code. Por meio dele, é possível exportar e compartilhar o arquivo, seja por e-mail, whatApp e a melhor parte é que você pode utiliza-lo em situações onde a apresentação do documento seja exigida, como uma blitz por exemplo.

Mas fique atento: O aplicativo tem uma limitação: ele só permite o acesso de uma única CNH. Para instalar uma outra CNH-e o Usuário deve bloquear a versão eletrônica instalada anteriormente pelo portal de serviços do Denatran

Vale lembrar que você só precisa de usar internet para fazer o seu cadastro no aplicativo, ou seja, no primeiro acesso. A CNH Digital fica disponível off-line

 

 

Links úteis:

Portal de Serviços do Denatran

 

Fonte

Deixe um comentário