A marca americana de motocicletas Harley Davidson já tem seu lugar consolidado dentro do mercado mundial. Fundada em 1903 em Milwaukee, suas motos são reconhecidas pelo grande porte e cilindradas, e pelo seu inigualável (e patenteado) ronco do motor. No entanto, nem uma marca centenária como a Harley consegue ficar de fora da inovação e buscar novos mercados.

Com a queda de vendas, a marca tem traçado estratégias para atingir novos público. No último dia 30/8 foram anunciados ao público parte dessas estratégias, como o desenvolvimento de um modelo de baixa cilindradas entre eles, a LiveWire.

 

Baseada num projeto desenvolvido em 2014, a LiveWire será apenas o pontapé inicial das novidades da empresa. A moto terá motor elétrico e estará disponível em catálogo em 2019, com a vendas abertas no ano seguinte focado em atingir o mercado asiático, sobretudo a Índia. Ainda não há previsão de chegada do modelo ao mercado brasileiro.

Outro modelo inovador dentro do portfólio da Harley Davidson será a Pan America, uma moto aventureira de 1250cc prevista para 2020. Como a marca é frequentemente associada ao estilo de viagens urbanas e aos clubes de motoqueiros, o lançamento de uma moto aventureira é uma quebra de paradigmas dentro da Harley visto que hoje não há nada no catálogo da empresa similar à proposta da Pan America que é ser uma moto destinada a longas viagens e que suporta estradas de terra. Seria o próximo passo da empresa lançar motos voltadas para Motocross?

Os novos desafios de mercado da Harley Davidson representam um investimento de U$450-550 milhões considerando as operações o longo dos próximos 4 anos. A perspectiva é que sejam gerados mais de 1 bilhão de receita comparado aos números de 2017. Detentora de um público fiel e apaixonada pela marca e seus produtos licenciados, não é difícil que até em 2022 essa expectativa seja cumprida.

Fonte:
https://www.hotbikeweb.com/harley-davidson-announces-livewire-electric-motorcycle-2019
https://www.hotbikeweb.com/harley-davidsons-new-adventure-bike-pan-america

Deixe um comentário